Lamachia reafirma valorização da profissão a partir de projetos da advocacia gaúcha no novo CPC

Entre as principais matérias do RS no CPC, estão as férias para a advocacia, o fim da compensação da verba honorária, da contagem de prazos em dias não úteis e do parágrafo 4º do artigo 20 do atual CPC.

Com o auditório da Universidade de Passo Fundo lotado com jovens profissionais de mais de 15 subseções do Estado, foi realizado o Encontro Regional das Comissões do Jovem Advogado do Planalto Médio. O evento contou com a participação do presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, e do vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, que realizou palestra acerca da “Advocacia Respeitada é Democracia Fortalecida” aos mais de 100 profissionais presentes.

No encontro, que é promovido pela Comissão do Jovem Advogado (CEJA), estiveram presentes caravanas de Carazinho, Não-Me-Toque, Ibirubá, Erechim, Rio Grande, Marau, Lagoa Vermelha, Bento Gonçalves, Garibaldi/Carlos Barbosa, Santana do Livramento, Cruz Alta, Ijuí, Nova Prata e Soledade.

Na abertura, o presidente da Comissão do Jovem Advogado (CEJA) local, Albano Busato Teixeira, ressaltou que “a grande presença da advocacia demonstra a relevância tanto dos palestrantes, assim como a necessidade de encontros para debater os principais problemas do dia a dia da classe”.

O presidente estadual da Comissão do Jovem Advogado, conselheiro seccional Matheus Ayres Torres, reafirmou as portas abertas e a valorização que a Ordem gaúcha confere à jovem advocacia. “Esta parceria constante nos permite criar diversos materiais voltados especificamente para os profissionais em início de carreira, tal como o Manual do Jovem Advogado. As capacitações também são um foco constante da Comissão, tais como os cursos de capacitação e o Happy Hour Jurídico em diversos locais do Estado”, finalizou.

O diretor da faculdade de Direito da UPF, Rogério Silva, ressaltou a importância de a instituição sediar encontros que trazem profissionais de todos os recantos do Estado. “É fundamental essa troca de conhecimento, especialmente aos advogados que estão no início de carreira”, frisou.

Os mais de mil jovens advogados na subseção de Passo Fundo foram destacados pelo presidente da subseção local, Alexandre Gehlen. “Hoje mesmo, entregamos diversas carteiras profissionais e reforçamos diariamente a importância das conquistas que a Ordem gaúcha construiu, especialmente com o novo CPC e o Supersimples para a advocacia”, apontou.

Bertoluci foi ao encontro da fala de Torres e afirmou o acolhimento forte dos jovens advogados pela Ordem gaúcha. “A CEJA é a Comissão de entrada nos quadros da OAB/RS. Hoje observamos o crescimento da CEJA em todo o Estado. Essa importância é evidenciada a partir do momento que o Conselho Pleno da entidade também já é formado por diversos advogados em início de carreira. Os jovens profissionais são o presente e o futuro da advocacia”, finalizou.

Também estiveram presentes o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; a secretária-geral da CAA/RS e ex-presidente de Passo Fundo, Cinara Frosi Tedesco; o presidente da subseção de Carazinho, Júlio Eduardo Piva; a presidente de Não-Me-Toque, Nara Piccinini da Silva; o coordenador das subseções, conselheiro seccional Jorge Fara; o diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Rafael Canterji; o vice-presidente da subseção de Passo Fundo, Iran Cairos; o secretário-geral, Flávio Júnior; a tesoureira, Morgana Bordignon; o ex-presidente de Passo Fundo, Osmar Teixeira; e os conselheiros seccionais Luciano Feldmann e Patrícia Alovisi

“Advocacia Respeitada é Democracia Fortalecida”

Acerca do tema da sua palestra sobre a advocacia valorizada, Lamachia destacou a política de encontro que a OAB/RS vem colocando em prática desde 2007. “Com a boa relação com instituições, alcançamos diversas conquistas fundamentais que valorizam a advocacia. Exemplo disso são as férias para os advogados, algo vivida há oito anos no Estado e que passará a ser realidade para todos do país a partir da aprovação do novo CPC. Este é mais um projeto no novo Código de Processo Civil oriundo do RS, tais como o fim da compensação da verba honorária, da contagem de prazos em dias não úteis e do parágrafo 4º do artigo 20 do atual CPC” frisou.

Seguindo na linha da valorização da advocacia, o dirigente igualmente frisou a importância do respeito às prerrogativas da classe. “Recordo-me que estive em Passo Fundo para falar com o juiz federal que aviltava honorários advocatícios e que, após o diálogo, começou a modificar a sua postura com relação à classe. É preciso entender que as prerrogativas dos advogados estão amparadas no Estatuto da Advocacia e da OAB e que não são um privilégio, são um direito. As prerrogativas também pertencem ao cidadão que está sendo representado pelo advogado”, finalizou.

O desembargador do TJRS, Francesco Conti, abordou a relação entre a advocacia e os juízes. O principal ponto foi a maior necessidade de integração entre o profissional e os membros do Judiciário. “Principalmente os advogados em início de carreira devem procurar mais os juízes e também todos os membros da cena processual, que, por lei, devem atendê-los. Esse também é um entendimento da própria diretoria do Tribunal de Justiça do Estado. É preciso compreender que os advogados estão exercendo a sua profissão representando os cidadãos na busca de seus direitos”, apontou.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715