Mês do Advogado é aberto oficialmente em Interiorização Regionalizada do Planalto

Na presença das 15 subseções que integram a região, em Passo Fundo, Bertoluci frisou que “a OAB/RS é um sistema totalmente integrado, em que as subseções são células fundamentais”.

“Pela primeira vez no Interior do Estado, declaro oficialmente aberta as comemorações do Mês do Advogado de 2014". Com essas palavras, o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, iniciou mais uma edição da Interiorização Regionalizada Sistema OAB, na manhã desta sexta-feira (01), na Universidade de Passo Fundo (UPF).

O evento reuniu as 15 subseções da Região do Planalto, composta pelos advogados de Carazinho, Casca, Erechim, Getúlio Vargas, Espumoso, Ibirubá, Marau, Não-me-toque, Nonoai, Passo Fundo, Sananduva, Sarandi, Soledade, Tapejara e Tapera.

O presidente da OAB Passo Fundo, Alexandre Gehlen, em nome das subseções, enfatizou a importância do encontro. “É muito importante para os advogados que estão no Interior, pois demonstra que a OAB é um sistema, irmanado num único propósito, que é trabalhar em prol da advocacia e cidadania”, declarou.

O coordenador das subseções da OAB/RS, Jorge Fara, ressaltou que o trabalho de Interiorização foi desenvolvido após as visitas a cada subseção do Estado. “A Região do Planalto é composta por 15 OABs , todas com representantes neste encontro. Isto evidencia o resultado deste trabalho que tem como meta de gestão a aproximação da entidade” afirmou.

Em sua manifestação, a presidente da CAA/RS, Rosane Ramos, ressaltou o trabalho da CAA/RS em propiciar aos advogados o retorno do investimento das anuidades. “Temos trabalhado para estarmos cada vez mais perto das subseções. Outra forma de atuação desta gestão é retornar aos advogados, em serviços, o valor das anuidades, como a concessão dos auxílios especiais, os diversos convênios, e o novo sistema de Notas de Expediente”, relatou.

Encerrando, Bertoluci, enalteceu a cultura do encontro, estabelecida pela entidade desde 2007, e, brevemente, expôs as recentes vitórias da classe, como a aprovação pelo Congresso Nacional do projeto que inclui a advocacia como categoria beneficiada pelo Supersimples.

“Temos a convicção de que teremos uma grande vitória para a advocacia brasileira, com a sanção presidencial deste projeto que nasceu aqui no RS”, apontou.

O dirigente também relatou a convergência de ações entre a Ordem gaúcha e o Conselho Federal da OAB, e fez uma breve prestação de contas das ações da entidade tanto no âmbito coorporativo quanto institucional. Entre os temas, estavam os projetos de lei de interesse da advocacia propostos pela OAB gaúcha; o trabalho vigilante do Tribunal de Ética e Disciplina; a defesa intransigente das prerrogativas dos advogados; e o trabalho desenvolvido pela ESA em conjunto com a Comissão de Processo Eletrônico e a Secretaria Geral, para aumentar o número de advogados com certificação digital e garantir uma transição segura do processo físico para o eletrônico.

Mês do Advogado

Até o dia 31 de agosto, a Ordem gaúcha promove uma intensa agenda de eventos, como palestras, debates e atividades culturais – a maioria com entrada franca.

O ponto alto das comemorações será a Sessão Magna Alusiva ao Dia do Advogado, que será realizada no dia 11, a partir das 18h30min, no Teatro Bourbon Country. Também haverá sessão de jubilamento, outorgas da portaria de Advogado Emérito e da Comenda Oswaldo Vergara, e cerimônia de Prestação de Compromisso de novos advogados.

Confira a programação completa de eventos na Capital e no Interior clicando aqui.

Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717